Diagnóstico e Avanço no Ensino de Química para os Surdos na Cidade de Patos/PB

Autores

  • Soraia Carvalho de Souza
  • Ambrozina Laura de M. Amaro
  • Luciano Lucena Trajano
  • Luciano Lucena Trajano
  • Ilauro de Souza Lima
  • Marília Felix da Silva
  • Francisco F. Dantas Filho

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino de química. Alunos surdos

Resumo

O referido trabalho tem por finalidade apresentar as principais dificuldades e avanços no ensino de química na inclusão de alunos surdos na cidade de Patos/PB. Ao longo da pesquisa foi investigada a utilização de algumas abordagens pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro e novembro de 2010 na Escola Normal Dom Expedito Eduardo de Oliveira. A utilização dos jogos educativos foi uma das principais estratégias para os alunos se alfabetizarem na língua portuguesa. Neste trabalho foi possível ver a importância de uma relação exemplar entre professor e alunos surdos, que facilita a aprendizagem entre todos a partir da inclusão. Além do mais é importante lembrar que o professor e o intérprete devem trabalhar em equipe, preocupando com as limitações de cada um e ajudando-os a suprir as dificuldades no ambiente educacional, principalmente na sala de aula em relação aos alunos ouvintes

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Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

EI - Ensino de Química e inclusão