Experiências de professores de química vivenciadas no contexto de um grupo de estudos

Autores

  • Claúdia Mikie Kato
  • Maria Aparecida Rodrigues
  • Neide Maria Michellan Kiouranis
  • Eriédina Zambianchi de Oliveira
  • Edivaldo Pereira dos Santos Júnior
  • Vanessa Biazotto Brito

Palavras-chave:

Formação continuada. Ensino de química

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas por participantes de um grupo de estudos em ensino de Química, nos anos de 2009 e 2010. Este grupo se estabeleceu em 2007, como projeto de extensão, por meio de uma parceria entre Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a escola básica. Os participantes deste grupo desenvolvem atividades de pesquisas, leituras e discussões de textos, elaboração de seminários, discussão de filmes, desenvolvimento de experimentos e elaboração de unidades didáticas, norteadas pelas atuais tendências de ensino. No período referente a este artigo, o tema polímeros foi o foco de quatro unidades didáticas elaboradas e desenvolvidas por professores participantes com alunos de ensino médio. Uma avaliação dos resultados das unidades desenvolvidas indicou aproveitamento significativo dos alunos em termos conceituais e procedimentais acerca do tema polímeros. Além disso, os professores envolvidos ressaltaram a contribuição deste grupo com a formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

FP - Formação de professores de Química