Canções populares e repertório cinematográfico em The hole, de Tsai Ming-liang // POPULAR SONGS AND CINEMATIC REPERTOIREIN TSAI MING- LIANG’S THE HOLE

Autores

  • Fabio Allan Mendes Ramalho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10651

Palavras-chave:

Musicais. Repertório. Corpo.

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar o longa-metragem The hole (1998), de Tsai Ming-liang, atribuindo ênfase ao modo como os cinco momentos musicais que o compõem se estabelecem em contraste com a postergação do encontro amoroso no âmbito da diegese. Buscamos também enfatizar de que maneira a apropriação de canções populares e referências iconográficas de antigos musicais atua no sentido de elaborar um modo de investimento afetivo nos repertórios da cultura midiática. A assimilação de tais repertórios se ampara sobretudo em operações estéticas de deslocamento que, em vez de apagar as diferenças, investem na força expressiva das disjunções existentes entre diferentes regimes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Allan Mendes Ramalho, UFPE

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre pela mesma instituição. Especialista em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco e graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco. Atua nas áreas de comunicação, estética da comunicação, cinema, literatura, crítica cultural e estudos culturais. E-mail: fabioallanm@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-11-28