Scorpio Rising: pontos de escuta e a ascensão da canção popular no cinema // SCORPIO RISING: POINTS OF AUDITION AND THE RISING OF THE POPULAR SONG IN CINEMA

Autores

  • Leonardo Alvares Vidigal UFMG
  • Marcos Pierry

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10720

Palavras-chave:

Artes, Cinema, Música Popular, Comunicação, Cinema Experimental

Resumo

Scorpio Rising é um filme experimental de 29 minutos de duração, cuja banda sonora traz 13 segmentos bem demarcados por canções de sucesso. A produção traz imagens da comunidade de jovens motociclistas do Brooklyn, Nova York, no início dos anos 1960, em uma chave etnográfica, mas potencializada ficcionalmente pelas canções. O filme foi um dos responsáveis por catalisar a revelação do potencial estruturante e transformador da música popular no cinema, apresentando ainda questões teóricas relevantes no tocante à interação entre as imagens, as vozes cantadas e os seus múltiplos pontos de escuta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Alvares Vidigal, UFMG

Professor adjunto de cinema e audiovisual na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, no departamento de Fotografia, Teatro e Cinema. Professor permanente no programa de Pós-Graduação em Artes na mesmo instituição. Doutor em Comunicação Social pela UFMG.

Downloads

Publicado

2014-08-28