Encontros E Desencontros Entre Tar E Ars: O Laço Fraco Entre Teoria E Método //Agreeing To Disagree On Ant And Sna: The Weak Tie Between Theory And Method

Autores

  • Marco Toledo Bastos Universidade Duke
  • Raquel Recuero Universidade Católica de Pelotas
  • Gabriela Zago Universidade Federal de Pelotas, Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.12294

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Análise de Redes, Métricas, Centralidade, Cartografia

Resumo

Esse artigo identifica e explora os problemas fundamentais na associação dos métodos de Análise de Redes Sociais (ARS) com a Teoria Ator-Rede (TAR). As primeiras três seções do artigo contextualizam o paradigma de pesquisa em comunicação voltado às redes e descrevem o desenvolvimento histórico do campo da análise de rede e da teoria ator-rede. As duas últimas seções do artigo debatem os problemas teóricos e metodológicos resultantes do emprego de métodos empíricos da análise de rede dentro do quadro teórico construtivista da teoria ator-rede. O artigo oferece um panorama sobre os limites da junção dessas duas abordagens e indica os pontos críticos que requerem atenção por parte dos pesquisadores da área. O artigo termina com uma descrição dos desafios e oportunidade para pesquisadores das ciências humanas e sociais dedicados à análise de redes de uma perspectiva teórica ou empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Toledo Bastos, Universidade Duke

Pós-doutorando NSF na Duke University, pós-doutor, doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Raquel Recuero, Universidade Católica de Pelotas

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, Pelotas-RS, Brasil.

Gabriela Zago, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas

Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora e pesquisadora dos Cursos de Design da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-11

Edição

Seção

Dossiê Temático