Lazer de Jovens Universitários no Contexto Digital // University students leisure in the digital context

Autores

  • Jane Aparecida Marques Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.13180

Palavras-chave:

Lazer, Jovens, Geração Digital.

Resumo

O lazer pode ser considerado um bem essencial para os indivíduos. Para estudantes, essa característica é tão ou mais importante dado que eles estão em processo de formação com fortes implicações para toda a vida nas dimensões intelectuais, físicas, sociais, culturais, dentre outras. O lazer configura-se, também, como parte relevante do processo de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo investigar o perfil de hábitos de lazer dos universitários de uma unidade da Universidade de São Paulo (USP). Com base em uma pesquisa teórica acerca do lazer e do tempo livre, principalmente no que diz respeito aos hábitos dos jovens na sociedade contemporânea – a denominada geração digital, cada vez mais conectada por meio de aparatos tecnológicos – realizamos uma survey com alunos de todos os cursos e períodos dessa unidade. Os resultados obtidos em termos das dimensões de lazer (sociais, culturais, intelectuais, manuais, físicas, exposição à mídia e viagens a lazer), em relação às variáveis demográficas consideradas (curso, gênero, faixa etária, estado civil e condição de emprego) mostraram-se estatisticamente diferenciados. Comprovamos que o tempo livre dedicado às atividades midiáticas, especialmente as eletrônicas/digitais sobressaem-se dentre todas as demais atividades a que esses jovens se dedicam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente na área de Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e no curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, pesquisas de recepção, novas mídias, novas gerações, lazer e entretenimento.

Downloads

Publicado

2015-06-01