Cultura, juventude e consumo midiático: um estudo exploratório das práticas comunicativas de jovens em Ponta Grossa/PR // Culture, youth and media consumption: an exploratory study of the communicative practices of young people in Ponta Grossa/PR

Autores

  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.13185

Palavras-chave:

consumo cultural, mídia, juventude, convergência tecnológica.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre consumo cultural e juventude, a partir da análise do acesso e da apropriação tecnológica de jovens residentes em Ponta Grossa/PR, obtidos por meio de questionários e acompanhamento de páginas no facebook no período de setembro de 2013 a janeiro de 2014. Com base em uma perspectiva conceitual que reconhece o consumo como atividade social e ativa atravessada por lógicas de pertencimento, são apresentados dados nacionais sobre consumo cultural que embasam uma contextualização sobre as práticas de consumo no contexto local. O trabalho é resultado da pesquisa “Consumo midiático e juventude em tempos de convergência”, desenvolvida por diversas instituições de ensino no Brasil que integram a Rede de Pesquisa Brasil Conectado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, doutora em Ciências Humanas.

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, doutor em Ciências da Comunicação.

Downloads

Publicado

2015-06-01