Do perfil jornalístico à escrita biográfica: vida em detalhes // From the journalistic profile to the biographical writing: life in details

Autores

  • Luis Felipe Silveira de Abreu UFRGS
  • André Corrêa da Silva de Araujo UFRGS
  • Alexandre Rocha da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i1.13845

Palavras-chave:

perfil jornalístico, escrita biográfica, detalhe narrativo

Resumo

Este artigo discute o perfil jornalístico em sua relação com a escrita biográfica, propondo uma leitura cruzada dos gêneros para ampliar a compreensão do perfil. Apresentamos uma revisão da literatura a respeito do perfil, articulando-a com questões levantadas pela história e pelos aspectos formais da biografia. Nesse intercâmbio, percebemos a importância do uso do detalhe descritivo em ambos os gêneros, afirmado tanto pelo jornalismo quanto pela literatura como método para o texto acercar-se da realidade cotidiana. Desse modo, propomos aqui a enunciação do detalhe como ferramenta de enfrentamento ao problema que atravessa tanto perfis quanto biografias: “Como irei escrever uma vida?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva, UFRGS

Alexandre Rocha da Silva possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é pesquisador do CNPq (bolsista produtividade), professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, Teorias da Comunicação, Audiovisualidades e Micropolíticas. Autor de A dispersão na semiótica das minorias e Comunicação e minorias, também participou da organização de livros, entre os quais Imagem e tecnologias da representação, Audiovisualidades da cultura, Do audiovisual às audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias, Percursos semióticos: significação, codificação, semiose e interface, Semiótica da comunicação. Foi editor das revistas Rastros e Em Questão, e sub-editor da Revista Fronteiras. Atualmente é editor da Revista Intexto, coordenador da linha de pesquisa Cultura e Significação do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação da Ufrgs, coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e coordenador do Diretório CNPq Semiótica e culturas da comunicação (GPESC).

Downloads

Publicado

2016-05-31

Edição

Seção

Artigos