Ciência na Internet: Mapeamento da Divulgação Científica nos sites de nove universidades federais da região Nordeste do Brasil

Autores

  • Danilo de Almeida Moraes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Cristiane de Magalhães Porto Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i2.3686

Resumo

Este trabalho investiga como se caracteriza a divulgação científica on-line em nove universidades federais do Nordeste do Brasil. Fazem parte do estudo os sites de nove instituições de ensino superior, representando cada um dos estados da região: Maranhão (UFMA), Piauí (UFPI), Ceará (UFC), Rio Grande do Norte (UFRN), Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE), Alagoas (UFAL), Sergipe (UFS) e Bahia (UFBA). Tem como objetivos analisar, em cada um desses sites, que estão funcionando como suporte para ações de divulgação da ciência, aspectos como a interatividade, a atualização e a memória, e identificar, a partir da análise das três características, até que ponto essas universidades estão considerando as potencialidades oferecidas pela Internet quando buscam aproximar a sociedade do conhecimento científico produzido por seus professores e alunos. Quanto à natureza, a pesquisa se constituiu como um resumo de assunto. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva. No que diz respeito aos procedimentos e ao objeto, se caracterizou como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa de campo, foi utilizada, como principal instrumento, a observação sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo de Almeida Moraes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estudante do curso de Jornalismo da Faculdade da Cidade do Salvador. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Cristiane de Magalhães Porto, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Doutoranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - FACOM/UFBA. Mestre em Letras - UFBA. Professora da Rede de Ensino FTC.

Downloads

Publicado

2010-03-27

Edição

Seção

Artigos