Repensando o comportamento do eleitor: a influência dos sites de rede social na decisão do voto // Rethinking voters’ behavior: The influence of social network sites on the electoral decision

Autores

  • Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5332

Palavras-chave:

Redes sociais, Comportamento eleitoral, Campanha política.

Resumo

As campanhas eleitorais contemporâneas têm apostado nas redes sociais da Internet como canal alternativo para veiculação de informações políticas. Isso promove a inserção dos atores políticos em ambientes relacionais não-hierárquicos e modifica a experiência de campanha, dando visibilidade a ideias e opiniões políticas que emergem das interações sociais virtuais. A proposta do artigo é discutir as relações entre as redes sociais da web e os processos de decisão eleitoral, com base nas hipóteses da teoria social do voto. Apontam-se, a título de exemplificação, breves evidências extraídas da literatura sobre as o uso de redes sociais em campanhas presidenciais no Brasil e nos Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Estética, Redes e Tecnocultura do PPGCom/UFJF e bolsista CAPES. Temas de pesquisa incluem redes sociais, comunicação política, campanhas eleitorais, cibercultura e tecnologias da cognição. Master student in aesthetic, networks and ciberculture at PPGCOM/UFJF supported by CAPES scholarship. Themes of interest includes social netwoks, political communication, electoral campaigns, ciberculture and cognition technologies.

Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e Mestre em Ciência Política (Iuperj), graduado em Jornalismo (UFRJ) e professor do PPGCOM/UFJF e da Facom/UFJF. Livros: "Mídia e identificação política" - Org. (Editora Multifoco, 2011) "Identidades midiáticas" - Org. (Editora E-Papers, 2009) "Identidades políticas e personagens televisivos" (Ed. Corifeu, 2007) "O PT e o dilema da representação política" (FGV Ed., 2005) "Os debates petistas no final dos anos 90" (Ed. Sotese, 2004)

Downloads

Publicado

2012-03-27

Edição

Seção

New Section Title Here