Formação de redes nas mídias sociais: processos, relações e capital social // NETWORK FORMATION IN SOCIAL MEDIA: PROCESSES, RELATIONS AND SOCIAL CAPITAL

Autores

  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté/ Anhanguera Educacional

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.6529

Palavras-chave:

Redes, Capital Social, Mídias sociais

Resumo

Uma das características do ambiente midiático contemporâneo é a possibilidade relacional viabilizada pelas mídias estruturadas em rede. Esse artigo tem como objetivo discutir o processo de formação de redes nas mídias digitais, de maneira a compreender como se articulam a sociabilidade e os processos de formação de capital social nesse contexto. Para tal, foi construída uma revisão de literatura pautada no conceito de redes, no ambiente midiático contemporâneo e na concepção de capital social. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa e coleta de dados por meio de entrevistas, conduzidas com atores sociais atuantes em redes em ambiente on line. Verificou-se que um dos representativos elos de ligação da sociedade é a informação, uma vez que é o compartilhamento de informações que agrupa as redes nas mídias sociais, fomentando o capital social de ponte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté/ Anhanguera Educacional

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Pós-Doutorado em Comunicação (UMESP). Professora e Pesquisadora da Universidade de Taubaté - SP e da Anhanguera Educacional. Pesquisadora bolsista da FUNADESP- Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

Downloads

Publicado

2013-12-02