Estratégias sensíveis do audiovisual: uma análise semiótica // SENSITIVE STRATEGIES OF AUDIOVISUAL: A SEMIOTICS ANALYSIS

Autores

  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.7957

Palavras-chave:

Semiótica francesa. Sensível. Audiovisual. Caso Isabella Nardoni.

Resumo

Neste artigo, evidenciamos, por meio do aparato teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, de que maneira o sentido do texto audiovisual é construído. Para tanto, abordamos, num primeiro momento, a virada fenomenológica pela qual a semiótica passa nos dias atuais, a partir da qual se ressalta a questão do sensível na produção do sentido. Levando em conta tais pressupostos, ancoramo-nos, sobretudo, nos conceitos de sincretismo e conotação (HJELMSLEV, 2006) e na proposta de análise fenomenológica do som vocal por Parret (2002) para analisar um texto audiovisual. Especificamente, analisamos uma entrevista que Ana Carolina Oliveira concedeu após a morte da filha, brutalmente assassinada em 2008, ao programa dominical Fantástico, exibido pela TV Globo. O Caso Isabella Nardoni, nome da menina assassinada, foi um dos mais noticiados da década de 2000. Dado o patente caráter emotivo da entrevista, procuramos demonstrar de que maneira as linguagens verbal, visual e paraverbal se articulam, com o intuito de destacar a função sensível como categoria regente no engendramento da significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Professor do Mestrado em Letras da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-12-20