Paisagens sonoras e realismo sensório no cinema mundial contemporâneo // SOUNDSCAPES AND SENSORIAL REALISM IN CONTEMPORARY WORLD CINEMA

Autores

  • Erly Milton Vieira Junior UFES

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8860

Palavras-chave:

Cinema mundial contemporâneo, sensorialidade, paisagens sonoras

Resumo

Este artigo pretende investigar as inserções do corpo nas paisagens culturais cotidianas no cinema contemporâneo, a partir da dimensão sonora presente no chamado “cinema de fluxo”, vertente transnacional do cinema das duas últimas décadas, marcada pela emergência de um realismo sensório. Trata-se de um cinema cujas narrativas são calcadas em ambiências e por uma experiência audiovisual conduzida pela sobrevalorização de uma sensorialidade multilinear e dispersiva, ampliadas pela presença de um complexo desenho de som. Nossa abordagem será centrada em dois aspectos: de um lado, o uso criativo da acusmática (CHION, 1999; RODRIGUEZ, 2006), essencial para o processo de imersão sensorial que tais filmes propõem; do outro, o trânsito efetuado entre paisagens sonoras (SCHAFER, 2001) e ideopaisagens (APPADURAI, 2004), no que tange à utilização de canções pop diversas nas trilhas sonoras desses filmes, bem como dos conteúdos simbólicos que tais músicas trazem implícitos consigo, fazendo dialogar as referências transculturais e as trocas cosmopolitas nesse conjunto de filmes, uma vez que tais canções podem conferir sentido aos espaços, preenchendo-os de afetos e memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erly Milton Vieira Junior, UFES

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2013-12-02