A periferia de Hollywood e sua inserção na indústria cinematográfica: notas sobre o filme Ed Wood (1994), de Tim Burton. // THE OUTSKIRTS OF HOLLYWOOD AND ITS INCLUSION IN THE FILM INDUSTRY: NOTES ON TIM BURTON’S ED WOOD (1994)

Autores

  • Marina Soler Jorge Departamento de História da Arte - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8882

Palavras-chave:

Ed Wood, filme ruim, Hollywood

Resumo

Este artigo pretende analisar o filme Ed Wood, de Tim Burton, no que se refere à relação entre o centro e a periferia de Hollywood e seus desdobramentos: a relação entre arte e lixo, autoria e filme comercial, margem e mainstream. Defenderemos que o filme bom e o filme canônico podem ser vistos como parte da mesma estrutura industrial, que dá origem ao cinema bem feito mas também à precariedade. Para empreender esta análise abordaremos os critérios de definição do filme ruim, a desvalorização do middlebrow decorrente da homologia entre o repertório que aproxima o filme ruim e a arte e o conceito de distinção de Pierre Bourdieu. Faremos também uma breve análise do filme Glen ou Glenda de Edward D. Wood, Jr., de modo a tentar esclarecer a lógica subjacente a seus filmes ruins.

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Biografia do Autor

Marina Soler Jorge, Departamento de História da Arte - UNIFESP

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Publicado

2013-12-11