Cinema e perifera: a representação dos espaços e indivíduos marginais no cinema argentino dos anos sessenta // CINEMA AND PERIPHERY: THE REPRESENTATION OF MARGINAL SPACES AND INDIVIDUALS IN ARGENTINIAN CINEMA OF THE SIXTIES

Autores

  • Silvana Flores Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8891

Palavras-chave:

periferia, Argentina, cinema

Resumo

Por médio do presente artigo, estabeleceremos um percurso histórico e analítico sobre o cinema de intervenção política emergente em Argentina nos anos sessenta com o fim de delinear sua tendência à produção de documentos sociais audiovisuais. Propomos que, a diferença do que acontecia com o cinema virado às reivindicações dos trabalhadores durante o período clássico-industrial, os agentes produtores do cinema político da modernidade modificaram as estruturas industriais, de recepção e de elaboração de seus espaços e personagens com o objectivo de produzir uma activação política nos realizadores e espectadores. Neste novo cinema, os espaços e indivíduos localizados tradicionalmente na periferia (os suburbios e favelas; o campesinato, o proletariado urbano e as comunidades indígenas) são estabelecidos como eixos dos relatos cinematográficos. O cinema político argentino, no contexto dos novos cinemas de América Latina, converteria então ao periférico em central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Flores, Universidad de Buenos Aires

Doctora en Historia y Teoría de las Artes por la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (Argentina). Se especializa en cine latinoamericano de los años sesenta y setenta. Su tesis doctoral fue publicada bajo el nombre de El Nuevo Cine Latinoamericano y su dimensión continental. Regionalismo e integración cinematográfica por la Editorial Imago Mundi. Participa también del Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine, perteneciente al Instituto de Historia del Arte Latinoamericano y Argentino (UBA).

Downloads

Publicado

2013-12-02