O gesto do animador Moustapha Alassane e o cinema // MOUSTAPHA ALASSANE'S ANIMATOR GESTURE AND THE CINEMA

Autores

  • Cristina dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lisabete Coradini UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8893

Palavras-chave:

cinema de animação - corporeidade - bricolagem

Resumo

Uma reflexão sobre as principais fases da obra de Moustapha Alassane como realizador do cinema de animação, a partir da abordagem poética de Marina Estela Graça (2006), que discute o filme animado analisando a relação entre o autor e as possibilidades do discurso. O animador parte do desvelamento do dispositivo para imprimir seu traço autoral em desenhos animados como “Bon Voyage, Sim”(1966) e “Adieu Sim”(2001). Em seguida, materializa e compõe o movimento das marionetes que criou com as próprias mãos em “Samba, Le Grand” (1977) e Kokoa (2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN

Lisabete Coradini, UFRN

Professora Associada do Departamento de Antropologia da UFRN

Downloads

Publicado

2013-12-20