Cinema africano, utopia e política: a tomada de palavra em Bamako, de Abderrahmane Sissako // AFRICAN CINEMA, UTOPIA AND POLITICS: THE CAPTURE OF SPEECH IN BAMAKO, A FILM BY ABDERRAHMANE SISSAKO

Autores

  • Amaranta Cesar UFRB

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8946

Palavras-chave:

cinema africano, utopia, tomada de palavra, política

Resumo

O presente artigo analisa a construção da utopia em Bamako (2006), filme do realizador mauritâno Abderrahmane Sissako. Investigamos o singular dispositivo forjado neste que é o seu quarto longa-metragem, através do qual o cinema assume a tarefa de transfigurar o espaço de fala ocupado pela África no imaginário contemporâneo, reescrevendo o presente e inventando um futuro. Primeiramente, trata-se de descrever, à luz do conceito de utopia, o dispositivo fílmico. Em seguida, tentamos compreender o tipo de engajamento que está em jogo no filme e o efeito político de seus elementos essenciais, a saber o espaço e a fala, que se revela como uma tomada de palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaranta Cesar, UFRB

É professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, doutora em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 3, tem publicado artigos sobre cinema documental, cinema brasileiro, cinema africano e da diáspora.

Downloads

Publicado

2013-12-02