Análise Cívica Do Jornalismo: Categorias Para Avaliação De Produtos Jornalísticos // Civic Analysis Of Journalism: Categories For The Assessment Of Journalistic Products

Autores

  • Marcus Antônio Assis Lima UESB
  • Flavia Moreira Mota e Mota UESB

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.9624

Palavras-chave:

Jornalismo cívico, Responsabilidade social da mídia, Análise cívica do jornalismo

Resumo

Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos com o intuito de verificar a aproximação de produtos jornalístico da filosofia do jornalismo cívico, contudo, percebe-se a necessidade de uma sistematização dos procedimentos de análise, que possa facilitar as pesquisas. Diante disso, apresentamos neste artigo a “Análise Cívica do Jornalismo”. A delimitação das categorias está fundamentada na própria trajetória do jornalismo cívico, bem como na Teoria da Responsabilidade Social da Mídia e na cartilha publicada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) intitulada “Adolescentes em conflito com a lei: guia de referência para cobertura jornalística”. Ao passo que buscamos contribuir para a difusão das pesquisas nessa área no país, temos também a intenção de oferecer a estudantes e pesquisadores uma alternativa de análise para futuros projetos na área de jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Antônio Assis Lima, UESB

Pós-doutor em Media & Communication na Goldsmiths College/University of London. Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens

Flavia Moreira Mota e Mota, UESB

Mestre em Letras; Especialista em História e Graduada em Comunicação Social. Professora Auxiliar na Graduação em Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Publicado

2014-11-28