O Repórter De Tv E As Tecnologias: As Mudanças No Trabalho Do Jornalista A Partir Do Discurso Autorreferencial //The Tv Reporter And Technologies: Changes In Journalists Work From The Self-Referential Discourse

Autores

  • Débora Lapa Gadret

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.9685

Palavras-chave:

Mudanças Estruturais, Produção de Sentidos, Tecnologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar, a partir do discurso autorreferencial dos repórteres de televisão, a relação entre o trabalho do jornalista e as tecnologias, que permitem a produção jornalística e telejornalística ao mesmo tempo em que as modificam. Esse estudo é realizado a partir de entrevistas que os repórteres da TV Globo concederam no programa Encontro com Fátima Bernardes entre os meses de outubro e dezembro de 2012. Considera-se que nessas entrevistas, ao falar sobre si, o repórter constrói sentidos para além dele enquanto sujeito enunciador, formando também uma imagem sobre a instituição jornalística na qual ele se insere e sobre o campo jornalístico propriamente dito. Como referencial teórico, baseia-se em estudos que dão conta das mudanças estruturais do jornalismo e de como as tecnologias podem alterar as rotinas produtivas do campo. Conclui-se que a tecnologia aparece como elemento nostálgico das práticas jornalísticas, como elemento restritivo do trabalho do jornalista e como um atributo de competência do campo jornalístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lapa Gadret

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e professora do Curso de Jornalismo da Unisinos. PhD student at the Post-Graduation Program of Communication and Information of UFRGS and professor of Journalism at Unisinos.

Downloads

Publicado

2014-11-28