Crise de modelos, adaptações tecnológicas e desafios do campo jornalístico // MODELS CRISIS, TECHNOLOGICAL ADAPTATIONS AND THE CHALLENGESR TO THE JOURNALISTIC FIELD

Autores

  • Sergio Luiz Gadini UEPG

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9808

Palavras-chave:

Campo jornalístico. Hábitos profissionais. Convergência tecnológica.

Resumo

Entre as angústias mais frequentes no meio profissional e acadêmico em Jornalismo está um questionamento central sobre o futuro da profissão. É, em princípio, uma pergunta sem resposta imediata, que passa pelos complexos meandros instituintes do ‘fazer’ jornalístico frente às constantes transformações técnico-informacionais que afetam diariamente hábitos, práticas e estratégias de produção no jornalismo contemporâneo. A expressão crise parece marcar o cotidiano do campo jornalístico, ainda que as principais indicações apontem para a superação dos modelos convencionais de emissão a partir de um único pólo, desconsiderando a propagada interação midiática. O texto apresenta dados e indicadores para situar o jornalismo em novos cenários e antigas limitações. Em seguida, são apresentados elementos contextuais sobre o cenário de mídia no País, buscando apontar alguns desafios e possibilidades de atuação jornalística, bem como situar experiências que indicam novos modos de produção no jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Gadini, UEPG

Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-05-26