Convergência na cultura musical: O videoclipe como sintoma da “revolução” analógica dos anos 80 // CONVERGENCE ON MUSICAL CULTURE:THE MUSIC VIDEO AS A SYMPTOM OF THE ANALOGUE “REVOLUTION” OF THE 80S

Autores

  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.9955

Palavras-chave:

Videoclipe. Audiovisual. Convergência. Anos 80.

Resumo

Partindo do argumento de que os fenômenos vinculados à convergência são processuais e começaram a ganhar forma antes da popularização da cultura digital, o artigo insere a consolidação do videoclipe em um amplo contexto de reconfigurações midiáticas em curso nos anos de 1980. Para tanto, faz uma análise das matérias sobre videoclipe publicadas na revista Variety entre 1981, quando a MTV estreou, e 1986 para mostrar a complexa e convergente relação construída entre o videoclipe e instâncias midiáticas relacionadas à cultura musical, como rádios FM, gravadoras, jukeboxes e o vídeo doméstico. O artigo considera que uma série de elementos atualmente percebidos como parte da cultura digital começou a ser potencializada durante esse complexo momento de reconfigurações ainda pouco percebido pelas pesquisas acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Pós-doutora em História pela UERJ. Graduada em jornalismo pela UFPE. Atualmente é professora e coordenadora adjunta de jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Downloads

Publicado

2014-06-30