Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica.

Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®).

É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras.

Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm.

ISSNe 2178-8650

Missão

Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional.

Visão

Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras).

Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão.

A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência.

Público alvo

Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.

.................................................................................................................................................................................................................................................................................

POLITICA EDITORIAL

A Revista Baiana de Enfermagem (RBE) aceita:

a) artigos nos idiomas português, inglês e espanhol;

b) artigos com originalidade e relevância para os campos da enfermagem, saúde, educação e áreas afins;

c) artigos nas categorias: Artigo Original, Revisão, Reflexão/Ensaio, Relato de Experiência/Caso, Carta à Editora e Editorial;

d) artigos atuais cuja coleta de dados tenha ocorrido até cinco anos para artigos originais e até um ano para revisões e relatos de experiência/caso;

e) artigos alinhados ao código de boas práticas científicas para publicação (COPE - Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - http://publicationethics.org/);

f) artigos inéditos, não permitindo submissão simultânea, exceto em reservatório preprint (a RBE aceita artigos preprint).

Periodicidade: Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há cobrança de taxas para acesso aos artigos publicados pela RBE.

Vinculação Institucional

A Revista Baiana de Enfermagem está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Indexações

• Scopus
  • Literatura Latino-Americana em Ciência da Saúde (Lilacs)
  • Banco de Dados em Enfermagem (BDENF)
  • Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
  • Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL)
  • Base de Datos Bibliográfica sobre Cuidados de Salud en Iberoamérica (CUIDEN)
  • Academic Search Complete
  • Sistema Regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex)
  • Periódica - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias

AFILIAÇÃO:

• Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermeria y afines (CIBERE)
  • Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)

Propriedade Intelectual

Histórico do periódico

A Revista Baiana de Enfermagem foi criada em 1981 na modalidade impressa e em 2010 foi lançada a primeira edição eletrônica vinculada ao Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente a RBE é publicada apenas na versão digital, na modalidade de fluxo contínuo (Rolling Pass), utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). No ano de 2017, passou a publicar os artigos em português e inglês.

A RBE é Qualis B2 e tem Digital Object Identifier (DOI®) e adota a licença Creative Common (CC-BY-NC) como padrão de atribuição de Acesso Aberto, no endereço: http:// www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem.