O TEATRO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo EERP-USP
  • Sônia Maria Villela Bueno EERP-USP

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.6251

Palavras-chave:

1.Teatro. 2.Educação. 3.Enfermagem. 4. Arte.

Resumo

Objetivou-se avaliar a contribuição da arte teatral na formação do enfermeiro. Pesquisa ação, com doze alunos do grupo de teatro matriculados num Curso de Graduação em Enfermagem do interior do Estado de São Paulo, em 2006, local do estudo. Orientados pelo professor de artes cênicas, compuseram e encenaram duas peças teatrais: A Revolta da Vacina e Louca Enfermaria. Coletaram-se dados por meio da observação participante e entrevistas, da análise de conteúdo emergiram três categorias. Os alunos, motivados pelo desejo de viver o teatro, visualizam, nessa atividade, transformação pessoal e coletiva, desenvolvimento da sensibilidade, da reflexão e da crítica na compreensão da realidade, contrapondo-se à indústria cultural. Ao protagonizar o processo de ensino-aprendizagem, o teatro incentiva a criatividade, a comunicação e, por fim, a busca do conhecimento com o outro e para o outro. O teatro significa aproximação, diálogo, respeito à cultura local, interesse pelas necessidades da comunidade e o compromisso com a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Andrade Aukar de Camargo, EERP-USP

Professor-Doutor do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, nas disciplinas da Educação Profissional, com pesquisas também nesta área. Graduada pela EERP-USP em 1981 e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Barão de Mauá. Atuou no ensino profissional de nível médio, e em cursos de graduação e pós-graduação pela UNIP de Ribeirão Preto e pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal.

Sônia Maria Villela Bueno, EERP-USP

Publicado

2013-07-17

Como Citar

Camargo, R. A. A. de, & Bueno, S. M. V. (2013). O TEATRO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 26(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.6251

Edição

Seção

Artigo Original