Práticas Referendadas: um modo de ver o que se faz em sala de aula

Autores

  • Rosemary Lapa Oliveira UNEB
  • Lícia Maria Freire Beltrão UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.13702

Palavras-chave:

Educação Escolar Básica, Formação dos Profissionais da Educação, Organização do Trabalho Intelectual

Resumo

Este texto discute a Prática Referendada como uma forma de ver o que se faz na sala de aula, através do relato de uma cursista de Especialização em Docência na Educação Infantil, oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, através do acordo MEC/SEB/UFBA, estreitando diálogos entre as teorias que amparam essa prática e a prática mesmo, tomando como ponto de partida a transposição didática proposta por Chevallard, mas não se atendo à teoria posta, extrapolando para o olhar investigativo da prática pedagógica. O percurso metodológico funda-se em discussão teórica e na produção de leitura de uma prática referendada, a título de exemplo. Os resultados revelam atividades pedagógicas que pressupõem a ideia de que a criança é ser que pensa, produz e é incentivado pela produção cultural e social e essa relação precisa ser sempre protagonizada.

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Biografia do Autor

Rosemary Lapa Oliveira, UNEB

Doutora em Educação. Mestre em Letras e Linguística. Asssistente de pesquisa do Grupo de estudo da linguagem GELING da Faculdade de Educação da UFBA. Professora Adjunta da UNEB, membro do grupo GEEL. Professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil MEC/SEB/UFBA

Lícia Maria Freire Beltrão, UFBA

Doutora em Educação, Mestre em Educação, Professora Titular da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora Geral do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa GELING

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Publicado

2016-08-05

Como Citar

Oliveira, R. L., & Beltrão, L. M. F. (2016). Práticas Referendadas: um modo de ver o que se faz em sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.13702

Edição

Seção

Artigos