Ressignificando o processo de ingresso no ensino superior: uma proposta didático-pedagógica

Autores

  • Monica Ramos Daltro ESCOLA BAHIAN DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14357

Palavras-chave:

Vida acadêmica. Ludicidade. Jogo. Psicologia. Vestibular

Resumo

A concepção da psicologia como profissão de saúde desafiou o processo formativo a afastar-se da ideologia patologizante da sociedade, preparando psicólogos para a complexidade do ser humano. O curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) estruturou um currículo integrado baseado em competências cujo eixo estruturante apresenta as etapas do ciclo da vida ao longo de seis semestres a partir do método PBL (Problem Basic Learning). Congruente com o currículo está o Processo Seletivo Formativo (PROSEF), que agrega ao tradicional sistema classificatório uma etapa formativa que coloca o estudante em contato com experiências lúdicas de aprendizagem que lhe apresenta o ciclo de vida como objeto de estudo e intervenção da psicologia. Expõe, também, a forma como o curso se organiza, o espaço físico institucional e os futuros professores, criando um território favorável ao processo iniciático de afiliação do sujeito à nova cultura, proporcionando-lhe referências para o início da vida acadêmica. Este artigo apresenta o PROSEF e o Jogo do Ciclo de Vida, um instrumento didático-pedagógico de mediação que possibilita aos aspirantes ao curso a ampliação dos conhecimentos sobre o universo psíquico do ser humano em seu complexo processo de desenvolvimento e que, com as Jogadas Master, conhece diferentes campos de prática da psicologia. A experiência testada desde 2009 permite que os esses candidatos ressignifiquem suas escolhas e adquiram referências que favorecem seu percurso de iniciação no universo acadêmico

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Biografia do Autor

Monica Ramos Daltro, ESCOLA BAHIAN DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

Doutora em Medicina e Saúde Humana, pela EBMSP- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1986). Psicanalista com consultório particular desde 1986 . É professora assistente do curso de psicologia da Bahiana. Com experiência na área de Psicologia Médica e Saúde Mental do Estudante Universitário. Atua também como consultora de recursos humanos na área de saúde e educação. Atualmente membro da Associação Brasileira de Educação (ABEP) Núcleo Bahia; do Conselho Administrativo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (ABEP) e do Conselho do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção à Cegueira (IBOPC) .Pesquisadora da interface saúde e educação, atualmente focaliza seus estudos na formação do psicologo como profissional de saúde. Menbro do grupo de pesquisa registrado no CNPQ Psicologia , Diversidade e Saúde, no qual coordena a Linha de Pesquisa : Formação e Trabalho de Profissionais de Saúde.

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Publicado

2016-06-06

Como Citar

Daltro, M. R. (2016). Ressignificando o processo de ingresso no ensino superior: uma proposta didático-pedagógica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14357

Edição

Seção

Artigos