O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana

Autores

  • Lygia Sousa Viegas UFBA FACED

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14464

Palavras-chave:

fracasso escolar, psicologização, educação básica.

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos de uma pesquisa que objetivou identificar e analisar concepções e práticas de psicólogos da rede pública de educação baiana em relação à queixa escolar, dando ênfase aos processos de psicologização da educação. Em um Estado marcado por altos índices de analfabetismo, reprovação e evasão escolar, os alunos que não correspondem às expectativas da escola são encaminhados para serviços especializados de psicologia, revelando a suposição de que o fracasso é resultado de problemas individuais ou familiares que só podem ser resolvidos fora do âmbito escolar. A pesquisa buscou compreender o que psicólogos que atendem essa demanda entendem em relação ao fracasso escolar, visando analisar se tais profissionais incorporaram uma leitura crítica do fenômeno. Participaram da pesquisa 68,3% dos psicólogos que atuam na rede pública de educação baiana, os quais responderam a um questionário com perguntas relativas à sua formação, concepções e práticas. Análise dos questionários aponta o predomínio da prática psicologizante no atendimento à queixa escolar, já que os psicólogos pouco investigam aspectos da história escolar dos alunos encaminhados, realizando, ao contrário, aplicação de testes de inteligência e personalidade, bem como psicoterapia individual à criança e orientação de pais. Nesse sentido, a pesquisa aponta para a necessidade de romper com esse olhar, propondo aos psicólogos uma leitura crítica do fracasso escolar, que atinge uma massa populacional significativa e cuja superação deverá ser enfrentada por políticas públicas consistentes no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lygia Sousa Viegas, UFBA FACED

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA), em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente no âmbito da escola pública e das políticas sociais. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, e membro fundador do Núcleo Bahia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Referências

BARBOSA, D.C Et. Al. Intervenção do psicólogo na educação: análise da produção bibliográfica em psicologia escolar. In: Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer. Maringá, 2011. Disponível em http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/conpe_x/sistema/anais/detalhe.cfm?idTrabalho=685, acessado em 02 de outubro de 2015.

BASTOS, A.V.B. & GONDIM, S.M.G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BOCK, A. M. B. (Org.) Psicologia e o compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.

CHECCHIA, A.K.A. . SOUZA, M.P.R. Queixa escolar e atuação profissional: apontamentos para a formação de psicólogos. In: MEIRA, M.E.M; ANTUNES, M.A.M. Psicologia Escolar: Teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 105-137.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – SÃO PAULO & GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

FERRARO, A. R. Diagnóstico da escolarização no Brasil. Revista Brasileira de Educação. ANPEd, n. 12, p. 22-47, set/out/nov/dez. 1999.

MACHADO, A.M. e SOUZA, M.P.R. (Org.) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

MEIRA, M.E.M. e ANTUNES, M.A.M. (Org.) Psicologia escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003a.

MEIRA, M.E.M. e ANTUNES, M.A.M. (Org.) Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003b.

MELLO, S.L. Psicologia e Profissão em São Paulo. São Paulo: Ática, 1975.

PATTO, M.H.S. Psicologia e Ideologia: Uma introdução crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.

PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.

PATTO, M.H.S. O papel social e a formação do psicólogo: contribuição para um debate necessário. In: PATTO, M.H.S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 459-468.

PATTO, M.H.S. Mutações do cativeiro. São Paulo: Hacker Editora/EDUSP, 2000.

PATTO, M.H.S. Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

PATTO, M.H.S. (Org.) A Cidadania Negada: políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

ROCHA, M.L.; MACHADO, A.M.; FERNANDES, A.M.D. (Org.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

SOUZA, M.P.R. A queixa escolar e a formação do psicólogo. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

SOUZA, B.P. Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

SOUZA, M.P.R. Ouvindo crianças na escola: abordagens qualitativas e desafios metodológicos para a psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010b.

SOUZA, M. P. R. A atuação do psicólogo na rede pública de educação: concepções, práticas e desafios. Tese de livre-docência, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010a.

SOUZA, SILVA E YAMAMOTO

TANAMACHI, E.R. Mediações teórico-práticas de uma visão crítica em Psicologia Escolar. In: TANAMACHI, E.R., PROENÇA, M., ROCHA, M. (Orgs.), Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000, p. 73-104.

TANAMACHI, E.; PROENÇA, M.; ROCHA, M. Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

VIÉGAS, L. S. (Org.) ; ANGELLUCCI, C. B. (Org.). Políticas Públicas em Educação: uma análise crítica a partir da psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

VIÉGAS, L.S; RIBEIRO, M.I.S. A produção da queixa escolar no contexto da educação básica: Reflexões sobre o fracasso escolar e a medicalização da educação. In: TENÓRIO, R.M; FERREIRA, R.A (Org). Educação básica na Bahia: da Políticas ao cotidiano da escola. Salvador: EDUFBA, 2014 p.293- 320.

VIÉGAS, L.S. Et Al (Org). Medicalização da educação e da sociedade: Ciência ou mito? Salvador: EDUFBA, 2014.

Downloads

Publicado

2016-04-21

Como Citar

Viegas, L. S. (2016). O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14464

Edição

Seção

Artigos