UAB: democratização do ensino superior público ou reprodução das diferenças?

Graziela Gomes Stein Teixeira, Karina Bernardes de Oliveira Silva, Rosely Zen Cerny, Sabrina Botelho Kons

Resumo


O artigo apresenta e analisa o panorama da formação de professores realizada por meio da Educação a Distância (EaD), vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo foi investigar se as atuais políticas públicas, efetivadas pelo sistema UAB, democratizam o ensino superior público. Para isso, busca-se uma série de dados estatíscos para contextualizar a formação de professores realizada por meio da EaD. As políticas públicas têm priorizado a modalidade a distância para amenizar a histórica necessidade de formação de professores no Brasil e assim universidades públicas são chamadas para, num curto período de tempo, formar um grande número de professores. A pesquisa é de natureza exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta e análise de dados foi realizado um mapeamento sobre a formação de professores realizada na modalidade a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil, o qual foi efetivado em âmbito nacional e tendo como base de dados os portais: UAB, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Foram utilizados também dados do Censo da Educação Superior e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base neste cenário, o artigo desenvolve-se a partir de dois pontos principais: a expansão e a interiorização do ensino superior público e a política de formação de professores na modalidade a distância.

Palavras-chave


Educação a Distância. Formação de Professores. Ensino Superior. Universidade Aberta do Brasil.

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