Estilos de gestão, cultura organizacional e desempenho escolar

Autores

  • Eudes Oliveira Cunha
  • Maria Couto Cunha FACED/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.6733

Palavras-chave:

Administração das instituições de ensino, Organizações escolares, Avaliação escolar.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a gestão manifestada nos elementos da cultura da escola e sua relação com o desempenho em duas instituições públicas de Educação Básica da rede municipal de ensino de Salvador, Bahia, com resultados contrastantes no indicador de qualidade, expresso pelo Ideb. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo, sendo a coleta de dados feita por meio de observações e entrevistas, bem como da consulta a documentos. Os resultados demonstraram realidades opostas em diversos aspectos relacionados à gestão das escolas, nas dimensões administrativo-burocrática, pedagógica e política, e confirmaram a relação existente entre as variáveis gestão e desempenho escolar. Os dados mostraram que a gestão da escola de melhor desempenho se distingue pela participação da comunidade, melhor controle dos processos e maior integração entre os sujeitos. Na escola de baixo desempenho, a gestão se caracterizou por relações informais e maior incidência de conflitos entre os sujeitos. Verificou-se, ainda, que os fatores internos da escola desempenharam papel importante na explicação do fenômeno, demonstrando a relevância do estudo da gestão na perspectiva da interação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudes Oliveira Cunha

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na linha de pesquisa Política e Gestão da Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade Visconde de Cayru). Licenciado em Música pela UFBA. É professor da Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA) e do Sistema Municipal de Ensino de Salvador. Tem experiência na área de música com ênfase em educação musical em escolas da educação básica e em classes hospitalares. Atua também nos seguintes temas: gestão educacional, cultura escolar e avaliação educacional.

Maria Couto Cunha, FACED/UFBA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1972), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1978) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Bahia, lotada na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, educação municipal e formação de professores da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

Cunha, E. O., & Cunha, M. C. (2016). Estilos de gestão, cultura organizacional e desempenho escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.6733

Edição

Seção

Artigos