O conceito de bildung como fundamento epistemológico das histórias de vida

Autores

  • Ana Mouraz Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9096

Palavras-chave:

Educação, Epistemologia da Educação, Hermenêutica, História de vida.

Resumo

O conceito de bildung designa o modo especificamente humano de dar forma às disposições e capacidades naturais do homem e, por isso, o tempo (histórico) e a auto apropriação do sentido da transformação, que a cada um assiste, são dimensões essenciais à bildung. Todavia, a tradição tem associado este conceito, especificamente, à formação geral que valoriza o termo geral como uma intrínseca qualidade do conhecimento que deve ser pensado universalmente… Neste texto apresenta-se o conceito de bildung e discute-se a possibilidade de constituir fundamento epistemológico das histórias de vida. Conclui-se pela necessidade de articular uma abordagem antropológica da ciência a uma perspectiva hermenêutica de entender as histórias de vida, para que tal fundamentação aconteça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mouraz, Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Universidade do Porto. PhD em Ciências da Educação (2004), Investigadora da FPCEUP desde 2008; Co-coordenadora do Observatório da Vida das Escolas.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Mouraz, A. (2015). O conceito de bildung como fundamento epistemológico das histórias de vida. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.9096

Edição

Seção

Artigos