O poder do teatro no cotidiano das pequenas e médias cidades

Autores

  • Marcelo Sousa Brito Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.12505

Palavras-chave:

Teatro, Poder, Cidade, Cotidiano, Política

Resumo

Contar minha experiência como artista de teatro em uma cidade de pequeno porte no interior da Bahia-Brasil é o que pretendo com a apresentação deste ensaio, que retoma a pesquisa de mestrado desenvolvida em Itambé-BA, a partir do encontro entre os moradores e seus lugares de escolha na cidade, revelando lugares escondidos na memória de cada um. Para isso, reflexões de autores e artistas são incorporadas à análise, para demonstrar como o teatro pode estimular o cidadão a interferir cênica e politicamente no desenvolvimento sociocultural do espaço urbano. Itambé, uma pequena cidade de aproximadamente trinta mil habitantes, é também o ponto de partida para refletir sobre o momento cultural de outras cidades do interior do Brasil com características similares. Afastadas dos grandes centros urbanos, essas cidades vivem da iniciativa de artistas que lutam para sensibilizar os poderes públicos quanto à importância da arte no desenvolvimento de uma cidade. Através da reflexão sobre metodologias participativas utilizadas por artistas que buscam se engajar em ações em suas cidades de origem, assim como a participação do cidadão comum em seus projetos, disponibilizo com este ensaio experiências que mostram o poder do teatro na vida da cidade e como as instâncias políticas locais ao mesmo tempo o temem e o acolhem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Sousa Brito, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em direção teatral pela UFBA, Mestre e Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia-PPGAC/UFBA, Bolsista de doutorado da CAPES.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

Sousa Brito, M. (2014). O poder do teatro no cotidiano das pequenas e médias cidades. GeoTextos, 10(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.12505

Edição

Seção

Ensaios