A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a Climatologia Escolar no Ensino Fundamental II

Autores

  • Diego Corrêa Maia Universidade Federal da Bahia
  • Ana Cláudia Nogueira Maia Escola Municipal Agrícola “Rubens Foot Guimarães”

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4305

Palavras-chave:

Climatologia escolar, Ditos populares, Ensino Fundamental II, Previsão do tempo e do clima e parâmetros curriculares nacionais

Resumo

A atual realidade escolar no Brasil demonstra que o ensino de Climatologia não tem sido desenvolvido no Ensino Fundamental II, ou, quando ocorre, é ministrado baseado na Climatologia tradicional e separativa, cujos fatores e elementos do clima são analisados individualmente, retratando-se a natureza de forma estática e totalmente destituída do real. Através da observação dos elementos do clima, pretende-se demonstrar que o aprendizado dos “conteúdos climatológicos” pode ser auxiliado através dos ditos populares. O que se almeja neste artigo é demonstrar que, a partir da observação espontânea (diária) do tempo e do clima, com o auxílio dos ditos populares, os alunos do Ensino Fundamental II podem compreender as relações do tempo e do clima, assim como sua previsão. É necessário para esta atividade um período contínuo de observação para estabelecer a sequência habitual dos tipos de tempo de uma determinada estação do ano. O modo popular de prever o tempo foi iniciado desde que o homem se fixou em cavernas; no entanto, este hábito vem se perdendo em função da urbanização da sociedade. Para reforçar a importância dos provérbios populares para prever o tempo, realizar-se-á um pequeno histórico do nascimento da meteorologia popular, até a sua relevância destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. 

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Biografia do Autor

Diego Corrêa Maia, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia.

Ana Cláudia Nogueira Maia, Escola Municipal Agrícola “Rubens Foot Guimarães”

Professora de Geografia da Escola Municipal Agrícola “Rubens Foot Guimarães”

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Publicado

2010-07-19

Como Citar

Maia, D. C., & Nogueira Maia, A. C. (2010). A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a Climatologia Escolar no Ensino Fundamental II. GeoTextos, 6(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i1.4305

Edição

Seção

Artigos