Questão fundiária: a terra como necessidade social e econômica para reprodução quilombola

Autores

  • Jesiel Souza Silva Universidade de Brasília
  • José Maria Gusman Ferraz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i1.5517

Palavras-chave:

Comunidades quilombolas, Resistência, Regulação fundiária

Resumo

As comunidades quilombolas mantêm, ainda hoje, práticas centenárias trazidas por seus ancestrais do continente africano. Essas práticas, além de culturais, dizem respeito à religiosidade, à política e às formas de produção, envolvendo técnicas agrícolas, formas de manejo do solo, formas de plantio, se constituindo em uma íntima relação dessas comunidades com o ambiente em que estão inseridas, a partir do desenvolvimento de técnicas conservacionistas e utilização racional dos recursos naturais, garantindo desta forma a manutenção da biodiversidade, para utilização das gerações futuras. Suas conquistas passaram automaticamente pelo período de redemocratização do país, no qual o movimento negro e lideranças das comunidades quilombolas intensificaram a luta por direitos que garantissem a cidadania a essas comunidades. O objetivo deste artigo, parte da dissertação de mestrado de um dos autores sobre o tema, é analisar as conquistas advindas desses movimentos, que garantiram o início de seus direitos quando envolvidos nos processos de elaboração da Constituição de 1988, asseguraram o direito à preservação de sua identidade e cultura, bem como o direito à titulação das terras ocupadas por vários anos por um povo que se contrapôs ao regime escravocrata e constituiu um novo modelo de sociedade e relação social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesiel Souza Silva, Universidade de Brasília

Doutorando em Geografia - Gestão Ambiental e Territorial, Universidade de Brasília (UNB).

José Maria Gusman Ferraz, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

Silva, J. S., & Gusman Ferraz, J. M. (2012). Questão fundiária: a terra como necessidade social e econômica para reprodução quilombola. GeoTextos, 8(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i1.5517

Edição

Seção

Artigos