Os agentes modeladores da cidade de Aracati-CE no período colonial

Autores

  • Maria Edivani Barbosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i2.5642

Palavras-chave:

Espaço, Memória Urbana, Agentes Modeladores do Espaço

Resumo

A cidade de Aracati (Ceará/Brasil) manifesta, na morfologia urbana, vestígios do apogeu econômico, herdados do século XVIII. A arquitetura e o traçado urbano remanescentes são suportes da memória urbana e revelam singularidades locais que a distinguem de outras vilas criadas no mesmo período histórico. A organização do espaço é resultado das forças que atuaram na sua produção, como a Igreja, as irmandades religiosas, o Estado português, os agentes econômicos (fazendeiros, comerciantes e charqueadores), a Câmara municipal e demais grupos sociais. Entender a trama entre esses agentes revela momentos únicos dessa memória urbana, o que explica a produção espacial. Através da paisagem urbana, verifica-se a lógica dos elementos construídos: o traçado urbano retilíneo, com ruas largas cortadas por becos, buscava adequar-se à dinâmica econômica da época; a arquitetura residencial com fachadas iguais foram diretrizes urbanas do Governo português. Os templos religiosos refletem a influência e o poder da Igreja Católica na organização socioespacial. A construção da cidade de costas para o rio Jaguaribe se deu devido ao fato de, na época, ser considerado um local insalubre, para onde seguiam os dejetos da vila. A compreensão, no tempo e no espaço, da formação socioespacial da cidade de Aracati foi possível graças a este estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Edivani Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Doutoranda em Educação Brasileira, pela Faculdade de Educação - UFC.

Downloads

Publicado

2012-01-19

Como Citar

Barbosa, M. E. (2012). Os agentes modeladores da cidade de Aracati-CE no período colonial. GeoTextos, 7(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i2.5642

Edição

Seção

Artigos