Rupturas na rede urbana e faces do mercado de trabalho

Autores

  • Denise Elias Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Renato Pequeno Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Priscila de Oliveira Romcy Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i1.6221

Palavras-chave:

Mundialização do capital, Desconcentração da produção, Urbanização dispersa, Cidade média, mercado de trabalho

Resumo

A mundialização do capital é um grande propulsor de divisão do trabalho. Ao potencializar as condições gerais de produção nas diversas escalas, agrega inúmeros novos espaços para a circulação e produção de bens. Isso repercute territorialmente numa desconcentração da produção, reafirmando cada vez mais a necessidade da divisão técnica e territorial do trabalho, bem como de uma nova maneira de organizá-lo, tendo em vista o fomento da produtividade. A reestruturação dos processos produtivos desencadeia mudanças diversas tanto na reprodução social como na organização do espaço geográfico. No Brasil, especialmente desde a década de 1980, muitos lugares tornam-se atrativos à produção moderna e são incorporados aos circuitos produtivos globalizados de empresas nacionais e multinacionais de diferentes ramos da economia. Entre os resultados, teríamos reestruturações econômicas e territoriais de várias naturezas e magnitudes, imprimindo novas características à rede urbana. No presente artigo temos como objetivo apresentar, a luz da conjuntura atual, alguns dos rebatimentos de tais processos materializados numa cidade de porte médio e respectiva região localizada no semiárido brasileiro. O destaque será dado à conformação da divisão técnica e territorial do trabalho, a partir de dados do mercado de trabalho formal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Elias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora do Programa de Pós Graduação em Geografia Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Renato Pequeno, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Depto de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Geografia Universidade Federal do Ceará (UFC).

Priscila de Oliveira Romcy, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

Elias, D., Pequeno, R., & Romcy, P. de O. (2012). Rupturas na rede urbana e faces do mercado de trabalho. GeoTextos, 8(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i1.6221

Edição

Seção

Artigos