A reprodução capitalista no setor habitacional e as transformações no espaço urbano: o caso do Jardim Letícia (Leme-SP)

Autores

  • Rafael Alves Orsi Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8351

Palavras-chave:

Habitação, Reprodução do espaço urbano, Dinâmica urbana

Resumo

O presente trabalho discute o espaço urbano focando o setor habitacional, a reprodução capitalista e algumas das transformações nesse espaço, decorrentes da dinâmica imobiliária e dos interesses de agentes financeiros, incorporadores e proprietários/especuladores de terra urbana. As mudanças impostas às cidades valorizam o espaço abstrato em vez do concreto, o que mostra o descompasso entre os interesses dos agentes, voltados para o mercado, e os dos moradores, que vivenciam cotidianamente esse espaço. Com base nessas reflexões, foi desenvolvido um estudo de caso no bairro Jardim Letícia na cidade de Leme-SP a fim de compreender a produção e a reprodução do espaço nesse bairro, analisar alguns dos principais problemas criados para a população local e identificar alguns dos agentes envolvidos nesse processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Alves Orsi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor Assistente Doutor, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Araraquara.

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Orsi, R. A. (2013). A reprodução capitalista no setor habitacional e as transformações no espaço urbano: o caso do Jardim Letícia (Leme-SP). GeoTextos, 9(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8351

Edição

Seção

Artigos