Território, políticas públicas e desenvolvimento rural no município de Caturité, PB

Autores

  • Helenize Carlos de Macêdo Universidade Estadual da Paraíba
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba
  • Rogério Barbosa Bezerra Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.9285

Palavras-chave:

Políticas públicas, Desenvolvimento Rural, Atividade Pecuária

Resumo

Devido às condições ambientais do território Semiárido, a pecuária tem se constituído em uma das principais atividades econômicas e desempenha papel importante no sistema econômico regional. O município de Caturité-PB caracteriza-se pela predominância da pecuária bovina como principal atividade produtiva. Porém, nos últimos anos, essa atividade vem sendo ameaçada, devido à infestação da Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae) nas plantações de palma (Opuntia fícus indica Mill), principal alimento forrageiro para os rebanhos bovino e caprino. Como consequências da devastação da palma, vem ocorrendo a desarticulação produtiva e processos de desterritorialização, com consequente perda de identidade. Nesse sentido, objetiva-se, neste trabalho, analisar as políticas públicas que vêm sendo estabelecidas no município de Caturité pelos principais órgãos Municipais, Estaduais e Federais, na busca de reverter a atual situação e promover o desenvolvimento rural, bem como compreender como os produtores percebem e recebem as ações desses órgãos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de referenciais teóricos, focando os conceitos de território rural, políticas públicas e desenvolvimento; houve também a aplicação de questionários nos órgãos públicos, bem como junto aos produtores de duas comunidades rurais pesquisadas (Serraria e Malhada da Panela) objetivando estabelecer o seu perfil socioeconômico. Os resultados revelaram a importância da agropecuária para o desenvolvimento local, assim como a degradação socioambiental causada pela Cochonilha do Carmim. Verificou-se também a implementação de novas cultivares de palma, resistentes à praga, como possível encaminhamento para a minimização do problema, o que deverá ter uma resposta em médio prazo. Porém, constatou-se que as ações têm sido pontuais e não estão integradas em um projeto mais amplo de desenvolvimento, que venha a ser sustentável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenize Carlos de Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Geografia, Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

Rogério Barbosa Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado no Setor de Técnicas Agropecuárias pela UFPB, tutor presencial da UFPB Virtual.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Macêdo, H. C. de, Melo, J. A. B. de, & Bezerra, R. B. (2014). Território, políticas públicas e desenvolvimento rural no município de Caturité, PB. GeoTextos, 10(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.9285

Edição

Seção

Artigos