Percepções sobre as políticas públicas culturais no Brasil a partir do governo Lula

Autores

  • Adilson Vaz Cabral Filho UFF
  • Fernando Luiz Silva Chagas UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i2.10207

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar de que forma o Governo Lula contribuiu para conferir uma nova visão sobre a cultura ao promover uma série de iniciativas voltadas para inclusão social a partir de ações culturais, através do Programa Cultura Viva. O programa em questão se apresenta como uma ação pública de reorganização do trabalho cultural, cuidando de sua viabilização em redes solidárias de produção, sendo seu principal eixo os Pontos de Cultura. Compreende-se neste trabalho a ética, a partir das políticas públicas para cultura, como sendo uma ferramenta fundamental na construção de espaços coletivos e de cidadania cultural nos quais os processos decisórios, políticos e sociais sejam mais democráticos e inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Vaz Cabral Filho, UFF

Professor do Curso de Comunicação Social e dos Programas de Estudos Pós-graduados em Política Social e de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. Membro da ULEPICC Brasil e Secretário-geral da entidade na gestão 2012-2014. Vice-chair da Seção de Comunicação Comunitária da IAMCR desde 2012. Email: acabral@comunicacao.pro.br.

Fernando Luiz Silva Chagas, UFF

Mestre pelo programa de pós-graduação em Política Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF, graduado em letras pela Fundação Educacional da Região dos Lagos, integra o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação - EMERGE - UFF, coordena o Ponto de Cultura “Tribal Sobre Rodas da Animação”, endereço eletrônico: fernandochagas10@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

Filho, A. V. C., & Chagas, F. L. S. (2016). Percepções sobre as políticas públicas culturais no Brasil a partir do governo Lula. Políticas Culturais Em Revista, 8(2), 308–322. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v8i2.10207