SENTIDOS DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS CULTURAIS NO CAMPO DAS POLÍTICAS CULTURAIS.

Autores

  • Alice Pires de Lacerda Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo José Dos Santos de Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8258

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as noções de democratização da cultura, democracia cultural e cidadania cultural à luz das teorias relativas aos estudos da democracia, no intuito de elucidar os contextos de surgimento desses conceitos e seus respectivos usos. A proposta é demonstrar como diferentes sentidos da noção de democracia são utilizados no campo da cultura. Para isso, o texto apresenta o processo de constituição e desenvolvimento do projeto de democratização da cultura, enquanto efeito do Walfare State europeu, e o subsequente aprofundamento das características próprias do projeto de democracia participativa que são utilizadas na conformação de um novo paradigma, o da democracia cultural. Relatamos o processo de inspiração das políticas culturais brasileiras baseadas nos paradigmas supracitados e o desenvolvimento da noção de cidadania cultural no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Pires de Lacerda, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Produção Cultural pela Faculdade de Comunicação da UFBA, Mestre pelo Pos-cultura/UFBA, Doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Pos-Cultura/UFBA.

Eduardo José Dos Santos de Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Advogado autoral – OAB-Ba 34.950, Pós-graduado em Direitos da Propriedade Intelectual - PUC/RJ e Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

de Lacerda, A. P., & Gomes, E. J. D. S. de F. (2013). SENTIDOS DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS CULTURAIS NO CAMPO DAS POLÍTICAS CULTURAIS. Políticas Culturais Em Revista, 6(1), 38–53. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8258

Edição

Seção

Dossiê - Direitos Culturais