A PRÁTICA DA TATUAGEM ENTRE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI: ARTE, CULTURA JUVENIL OU IDENTIFICAÇÃO GRUPAL?

Autores

  • Rilda Bezerra de Freitas Aguirre UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8262

Resumo

RESUMO A prática da tatuagem entre adolescentes privadas de liberdade, especificamente, entre “meninas em conflito com a lei” constitui o eixo do presente artigo. Trata-se de um esforço investigativo para entender os sentidos e significados das tatuagens inscritas nos corpos dessas jovens, circunscrevendo-as como expressão artístico-cultural, que se manifesta plenamente, mesmo em contextos de privação de liberdade e conflito com a lei. Assim, o corpo é pensado como um “mapa cultural” capaz de comunicar intensamente, através das marcas de tiros, facadas e tatuagens, que narram histórias entranhadas na pele e na alma das adolescentes em conflito com a lei. O percurso investigativo da análise apropria-se da Antropologia Visual como referência teórico-metodológico, a qual abre fecundas vias analíticas para o estudo, em busca de entender a conjunção do texto visual com o texto escrito, numa dupla compreensão entre o corpo tatuado e seu significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rilda Bezerra de Freitas Aguirre, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Doutora e mestre em sociologia pela Universidade Federal do ceará - UFC, Especialista em família pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR e graduada em serviço social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é pesquisadora bolsista através do Plano Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, estando vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, onde atua na linha de pesquisa sobre direitos humanos de crianças e adolescentes e mediação de conflitos, com ênfase nos seguintes temas: violência juvenil e medidas socioeducativas, políticas públicas para a juventude, culturas juvenis e processos identitários. Possui importantes publicações na área em que atua, dentre estas, um capítulo no periódico" Percursos" da UFC, intitulado "O Estado e as políticas públicas: vivências e criticidades.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

de Freitas Aguirre, R. B. (2013). A PRÁTICA DA TATUAGEM ENTRE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI: ARTE, CULTURA JUVENIL OU IDENTIFICAÇÃO GRUPAL?. Políticas Culturais Em Revista, 6(1), 117–136. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8262

Edição

Seção

Dossiê - Direitos Culturais