PROBLEMAS E PERSPESCTIVAS DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Rodrigo Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitor Melo Studart Secretaria de Cultura de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8308

Resumo

O patrimônio arqueológico brasileiro é vasto, porém é, em grande parte, desconhecido da sociedade e dos gestores públicos. O fato é que esse patrimônio tem sido afetado pelo constante crescimento de empreendimentos intrusivos no subsolo cearense e da deficiência da gestão e das políticas em relação a tais empreendimentos. Este artigo de cunho multidisciplinar tem, por objetivo, pontuar problemas e possibilidades da preservação do patrimônio arqueológico no Estado do Ceará. Nesse sentido, serão elencados tópicos sobre educação, turismo, políticas públicas e gestão desses bens culturais, destacando que as ações de aperfeiçoamento envolvem diversos setores e que cada uma destas envolve de certo modo outros setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Advogado. Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Doutorando em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza. Membro da Rede Nacional de Formação de Pesquisadores em Políticas Culturais - Políticas Culturais em Rede. Membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará - RENAP-CE. Representante da Seção Nordeste I do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Informação – GEDAI da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vitor Melo Studart, Secretaria de Cultura de Fortaleza

Advogado. Assessor Jurídico da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Graduado em Direito pela Faculdade Christus. Graduando em História da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

Vieira, R., & Studart, V. M. (2013). PROBLEMAS E PERSPESCTIVAS DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NO ESTADO DO CEARÁ. Políticas Culturais Em Revista, 6(1), 235–247. https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v6i1.8308

Edição

Seção

Dossiê - Direitos Culturais