<B>Livro de Imagem: três artistas narram seus processos de criação de narrativas visuais</B>

Autores

  • Hanna Talita Gonçalves Pereira Araújo Universidade Anhanguera
  • Lucia Helena Reily Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i15.4850

Palavras-chave:

processos criativos, livro de imagem, narrativa visual

Resumo

O livro de imagem sem texto representa instrumento valioso na educação estética de crianças. Este artigo debruça-se sobre o processo de criação de três artistas plásticos brasileiros que direcionam suas produções à infância: André Neves, Angela Lago e Graça Lima. O referencial teórico que sustenta o estudo é a abordagem sociocultural, considerando contribuições também de Ernst Gombrich, Fayga Ostrower, Mihaly Csikszentmihalyi. Indagados sobre o processo criativo na construção de livros de imagem, os artistas falaram de literatura infantil, questões relativas ao mercado, e exploraram ideias de seus processos artísticos e de criação. Três categorias de análise foram construídas, a partir das quais a discussão se desenvolveu: a) questões técnicas e de linguagem visual; b) processos de criação do livro de imagem; c) redes de criação e interferências na poética. O estudo contribui para compreender o processo criativo na construção do livro de imagem e valorizar possibilidades de letramento visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanna Talita Gonçalves Pereira Araújo, Universidade Anhanguera

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp em 2007. Mestre em Artes junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Instituto de Artes da Unicamp, tendo sido bolsista Fapesp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de artistas plásticos, mediação e ensino de arte, narrativas visuais, livro de imagem, ilustração de literatura infantil e literatura infantil.

Lucia Helena Reily, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Bacharel em Artes - Indiana University (1974), com Revalidação em Educação Artística: hab. Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, estudos da deficiência, arte e deficiência, formação de professores e artes visuais.

Downloads

Publicado

2011-05-30

Como Citar

ARAÚJO, H. T. G. P.; REILY, L. H. &lt;B&gt;Livro de Imagem: três artistas narram seus processos de criação de narrativas visuais&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 31–47, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i15.4850. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4850. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles