Extensão como ferramenta de preenchimento da lacuna pesquisa-aplicação na Universidade

Autores

  • Pedro Luís Bernardo da Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Charbel Niño El-Hani Universidade Fedral da Bahia
  • Renata Pardini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.8692

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, problemas ambientais, extensão universitária

Resumo

Há uma grande expectativa social de que o conhecimento científico contribuirá com a solução dos problemas contemporâneos relevantes, como os ambientais. Contudo, uma série de fatores contribuem para a separação entre a produção de conhecimento científico e o conhecimento acumulado nos setores de aplicação diretamente envolvidos com esses problemas. A extensão universitária possui o potencial de aproximar os universos da academia e da aplicação e formar novas gerações de cientistas e profissionais mais capazes de propor soluções efetivas aos problemas que afligem as sociedades. Alguns exemplos dessa prática são apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Luís Bernardo da Rocha, Universidade Federal da Bahia

Charbel Niño El-Hani, Universidade Fedral da Bahia

Charbel El-Hani é professor da Universidade Federal da Bahia. Suas atividades incluem pesquisa em ensino e ecologia e o estabelecimento de comunidades de práticas compostas por pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e atores sociais tanto da área de ensino (professores do ensino básico) como da área ambiental (técnicos e promotores do Ministério Público do Estado da Bahia).

Renata Pardini, Universidade de São Paulo

Renata Pardini é professora da Universidade de São Paulo. Suas atividades incluem pesquisa em ecologia de paisagens, apoio a desenvolvimento de planos de manejo de unidades de conservação e de pagamentos de serviços ecossistêmicos, e docência em cursos para técnicos ambientais.

Downloads

Como Citar

Rocha, P. L. B. da, El-Hani, C. N., & Pardini, R. (2013). Extensão como ferramenta de preenchimento da lacuna pesquisa-aplicação na Universidade. Revista Caititu, 1(1), 7–16. https://doi.org/10.7724/caititu.v1i1.8692

Edição

Seção

Editorial