O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA UTFPR

Autores

  • Edevania Trevizan UTFPR - Medianeira
  • Henrique Tahan Novaes UNESP - Marília

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13078

Palavras-chave:

Educação e Estado, Política educacional, Reforma universitária, REUNI, UTFPR

Resumo

O REUNI, lançado em 2007, preconiza uma reconfiguração das universidades públicas federais que tem trazido “impactos” significativos no campo do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Este artigo analisa os desdobramentos da proposta do REUNI, na UTFPR. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e análise dos documentos produzidos para a adesão e implantação do REUNI. Verificou-se que a ampliação da estrutura física, a criação de novos cursos, a contratação de docentes, a expansão do mestrado e doutorado e a flexibilização curricular transcorreram conforme o previsto, entretanto, a relação aluno professor pactuada no acordo de metas e que resultaria em um processo de precarização docente, não foi atingida, pois o número de alunos ficou abaixo do esperado, por conta dos altos índices de evasão registrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edevania Trevizan, UTFPR - Medianeira

Mestre em Educação pela UNESP Campus Marília. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2004). Especialização em Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação pela Unioeste (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira.

Henrique Tahan Novaes, UNESP - Marília

Docente da Faculdade de Filosofia e Ciência da UNESP Marília. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Trevizan, E., & Novaes, H. T. (2015). O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA UTFPR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 219–232. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.13078