PERSPECTIVAS EM CONFRONTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E O MANIFESTO DOS INSPETORES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1934)

Autores

  • Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14872

Palavras-chave:

educação popular, luta de classes, política

Resumo

O presente texto analisa, comparativamente, dois documentos históricos da literatura pedagógica no Brasil: o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e o Manifesto dos Inspetores de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1934). O estudo comparado desses documentos colabora para delinear as tensões entre os projetos da esquerda e dos “liberais” no campo da educação, assim como as convergências existentes entre eles e que atravessam as décadas seguintes no que diz respeito à difusão da educação popular como instrumento da modernização, da democratização do país e da responsabilidade do Estado diante dessa tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Doutor e Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 e 2007, respectivamente). Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Popular, Movimento Comunista e Movimento Operário.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Pinheiro, M. C. de O. (2015). PERSPECTIVAS EM CONFRONTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E O MANIFESTO DOS INSPETORES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1934). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 23–38. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14872