A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS: FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO

Autores

  • Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14873

Palavras-chave:

Florestan Fernandes, educação brasileira, ideologia do modo de vida americano

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as contribuições de Florestan Fernandes e de uma publicação da editorial Vitória, Educação norte -americana em crise (1956) cuja organização é de autoria da Federação Internacional Sindical de Ensino (F.I.S.E) .  Para isso, de um lado será destacado o embate teórico de  Florestan Fernandes à concepção de mudança social de Kilpatrick e ao enaltecimento do modo de vida americano presente produção de George S. Counts; de outro lado apresentar-se-á a análise dos capítulos do livro  Educação norte-americana em crise (1956), cujo objetivo foi desmitificar os avanços da educação norte-americana. Os autores desenvolveram análises baseadas em fatos da sociedade americana para criticar as apologias ao estilo de “vida americano, democrático e livre”, alardeados para além do território norte-americano, pela política de Estado americano, pelas missões institucionais, pela propaganda, Filosofia pedagógica, pelas artes.

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Biografia do Autor

Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), especialização pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado na área de História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e gestão escolar. Atuando principalmente nas seguintes áreas: política educacional, história da educação, gestão democrática e escola pública. Participa como coordenadora do Projeto de Extensão "Educação, como política pública: perspectiva histórica, embates e contradições" é pesquisador do "Núcleo Interdisciplinar de estudo do Espaço na Baixada Fluminense" (NIESBF) atuando na linha de pesquisa "Política Pública, Trabalho, História e Educação" (PPTHE)

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Barão, G. de O. D. (2015). A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS: FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 39–50. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14873