BUSCANDO GRAMSCI NA OBRA DE BRIAN SIMON

Autores

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14964

Palavras-chave:

História, Educação, Antonio Gramsci, Brian Sipson,

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a obra e a trajetória de Brian Simon (1915-2002), o mais importante historiador da educação inglesa. Com foco em sua campanha pela escola secundária única (“comprehensive school”), que começou no final da década de 1940, o objetivo foi buscar a presença (ou não) de princípios gramscianos na sua concepção de educação. Além da coleção em quatro volumes de Studies in the History of Education, da autobiografia, A life in education, e de outros livros do autor, a pesquisa baseou-se em documentos e textos não publicados que se encontram no Arquivo depositário do seu acervo no Instituto de Educação da Universidade Londres. Os resultados confirmaram a presença de Gramsci em artigos, resenhas e cursos de Brian Simon a partir da década de 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em História (FUCMT), Mestra em Educação (UFMS) e Doutora em História Social (USP). Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012) onde também foi Professora Visitante (2014). Iniciou a sua carreira docente em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, lecionando História no ensino médio e assessorou a Secretaria de Estado de Educação. No contexto da ditadura militar, foi fundadora do Movimento Mato-Grossense pela Anistia e Direitos Humanos e estudou no Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Ingressou como professora concursada no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo sido fundadora e primeira presidente da Associação Nacional de História - ANPUH, Núcleo de MS. Na área de História do Brasil trabalha com temas sobre ditadura militar, geopolítica, regionalismo e elites políticas. Atua no Departamento de Educação e na Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), âmbito no qual foi Coordenadora (2007 - 2010). Em 2004, fundou o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR, Núcleo da UFSCar, do qual é Coordenadora. Recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. Participa do projeto internacional "Mapping the History of Education". É pesquisadora bolsista do CNPq desde 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Bittar, M. (2015). BUSCANDO GRAMSCI NA OBRA DE BRIAN SIMON. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 146–162. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14964