TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS

Autores

  • Gisele Masson UEPA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.15169

Palavras-chave:

ontologia, trabalho, educação, reprodução social

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de György Lukács para se compreender o trabalho, a educação e a sociedade como indispensáveis para a reprodução do gênero humano. Destacamos, a partir do estudo, duas formas de pores teleológicos: pores que realizam a transformação da natureza pelo trabalho, e pores que se propõem a exercer influência sobre a consciência de outros homens, os quais se realizam pelas práxis sociais. Conclui-se que a educação é uma práxis social, cuja essência é promover a apropriação de conhecimentos, habilidades e comportamentos pelos indivíduos singulares, para que eles se constituam como parte do gênero humano, contribuindo para a reprodução social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Masson, UEPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). É professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena o Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores. Atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2012 a 2014. É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e do Conselho Acadêmico da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE). Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores e fundamentos da educação.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Masson, G. (2015). TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(2), 176–184. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.15169