UMA ESQUERDA PARA O CAPITAL. Crise do Marxismo e Mudanças nos Projetos Políticos dos Grupos Dirigentes do PT (1979-1998).

Autores

  • Eurelino Coelho Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Palavras-chave:

Partidos dos Trabalhadores, Transformismo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a história das duas organizações políticas cujas trajetórias convergiram, na década de 90, para a formação do bloco político conhecido atualmente como campo majoritário do Partido dos Trabalhadores: a Articulação e o coletivo que, organizado inicialmente como Partido Comunista Revolucionário (PRC), passou a denominar-se Nova Esquerda em 1989 e, após 1992, Democracia Radical (DR). A história dessas organizações, no período pesquisado (1979-1998), é marcada por uma profunda reviravolta teórica e programática que afetou todas as dimensões do seu projeto político. Nesta mudança, foram abandonadas as referências marxistas anteriormente vigentes e, em seu lugar, passaram a figurar elementos pós-modernos e liberais. O abandono dos referenciais marxistas é aqui denominado crise do marxismo, e é um fenômeno contemporâneo de amplitude mundial. O objetivo central deste trabalho é contribuir para a explicação deste fenômeno histórico, a crise do marxismo, a partir da investigação de sua manifestação particular nos projetos políticos da parcela mais influente da esquerda brasileira contemporânea. A pesquisa abordou as organizações como intelectuais, em perspectiva gramsciana, por suas funções como elaboradoras e reformadoras de projetos políticos, e investigou a relação entre a trajetória destes intelectuais e a dinâmica da luta de classes no período. A hipótese central é que o abandono do marxismo foi a expressão de uma mudança de concepção de mundo de intelectuais que se deslocaram no terreno da luta de classes. Um caso histórico de transformismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eurelino Coelho, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Programa de Pós-graduação em História - UEFS

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Coelho, E. (2016). UMA ESQUERDA PARA O CAPITAL. Crise do Marxismo e Mudanças nos Projetos Políticos dos Grupos Dirigentes do PT (1979-1998). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 273. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/18056

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos