OS ASPECTOS FUNDANTES DO FILME HISTÓRIA DAS COISAS

Autores

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá
  • Augusto Cezar Perego Bezerra Universidade Estadual de Maringá
  • Luiz Fernando Badaró Universidade Estadual de Maringá
  • Yann Ferreira Roudrigues Souza

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9645

Palavras-chave:

Cinema, Estética, Economia-Política

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de analisar os aspectos fundantes do filme História das Coisas. Essa obra trata da produção de mercadorias numa sociedade regida pelo capital. Tivemos como fundamentos metodológicos os pressupostos de Georges Lukács (1978) para identificar a singularidade, a particularidade e a universalidade dessa obra cinematográfica. Concluímos que o filme revela de forma realista a aparência do capital com precisão. Todavia o desconhecimento dos aspectos fundantes da economia política que rege o capital fez com que ele tivesse um desfecho acreditando na possibilidade de reformar o capital. Fato o qual segundo Istvám Mészáros (2002) é ontologicamente impossível.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da UEM

Augusto Cezar Perego Bezerra, Universidade Estadual de Maringá

Licenciando em Educação Física pela UEM

Luiz Fernando Badaró, Universidade Estadual de Maringá

Licenciando em Educação Física pela UEM

Yann Ferreira Roudrigues Souza

Licenciando em Educação Física pela UEM

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

Magalhães, C. H. F., Bezerra, A. C. P., Badaró, L. F., & Souza, Y. F. R. (2013). OS ASPECTOS FUNDANTES DO FILME HISTÓRIA DAS COISAS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 176–187. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9645