PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE?

Autores

  • João Luiz Gasparin Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9701

Palavras-chave:

educação, pedagogia histórico-crítica, didática da pedagogia histórico-crítica, planejamento de ensino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar uma prática da pedagogia histórico-crítica no processo escolar de ensino e aprendizagem. A questão diretriz deste trabalho docente e foi assim formulada: É possível a pedagogia histórico-crítica se constituir teórica e praticamente em uma didática nos cursos de licenciatura e no trabalho dos professores da rede pública estadual e das prefeituras municipais? O referencial teórico-metodológico do trabalho é o materialismo histórico-dialético. O relato trata da pedagogia histórico-crítica em sua aplicação prática em sala de aula. A metodologia de trabalho nos cursos de licenciatura consiste na apresentação dos fundamentos do materialismo histórico-dialético e da teoria histórico-cultural, bem como da explicação dos passos da pedagogia histórico-crítica e sua respectiva didática. Nas assessorias a secretarias municipais de educação segue-se a mesma estrutura teórica acrescida do planejamento de unidades de conteúdo que serão efetivamente aplicadas em sala de aula. Os resultados do trabalho teórico-prático com os licenciandos e com os professores da rede estadual de ensino e com os docentes das prefeituras evidenciam resultados positivos de aprendizagem dos educandos, mas apontam também a necessidade de aprofundamento teórico e a luta pela conquista das condições adequadas para a implantação efetiva da pedagogia histórico-crítica e sua didática nas escolas. 

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Biografia do Autor

João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Sênior – Fundação Araucária – PR. E-mail: gasparin01@brturbo.com.br.    

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Gasparin, J. L. (2013). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 89–96. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9701